Cursos

Nossos cursos são indicados para quem busca algo a mais através da Arte além da técnica, um sentido que não encontramos em nossas vidas ordinárias (leia-se comum, habitual) e que o senso comum desconhece. Mais que aprender algo, o participante poderá perceber e vivenciar o verdadeiro poder da Arte. 

A Ciência dos Anjos

Afinal por que o conceito espiritual de Anjo continua a atrair a atenção de tantas pessoas pelo mundo, e não apenas a dos religiosos. Esses seres celestiais que passaram a fazer parte do inconsciente coletivo, estão presentes desde as primeiras civilizações, ainda que com nomes e características distintas das comuns a cultura judaico-cristã. A metodologia do Curso é estruturada em duas partes:

  1. Expositiva e investigativa: Vamos acessar e investigar, sob a perspectiva da Arte, a presença dos Anjos nas mais diversas culturas e crenças (Judaísmo, Zoroatrismo, Islamismo, Hinduismo, Budismo, Espiritismo, Cristianismo e sociedades teosóficas), em diferentes lugares e épocas. Entre a abordagem espiritual e científica, vamos revisitar a ideia de Anjo sob a perspectiva contemporânea da Física Quântica.
  2. Vivências Artísticas: Partindo do tema Anjos, realizaremos imersões conduzidas através dos arquétipos relacionados a simbologia angélica. Essa experiência será expressa (materializada em formas e cores) pelos participantes por meio da arte (desenho|pintura), produzindo resultados reveladores e surpreendentes.

A Ciência dos Anjos é um curso inédito que não limita-se a fórmulas e dogmas, é fruto de uma pesquisa de 15 anos que perpassa por diferentes áreas (História da Arte, Filosofia, Antropologia, Religião, Mitologia Comparada e Física Quântica) do conhecimento humano e que possibilitará aos participantes uma nova visão da nossa relação com o Universo (Macrocosmos) e principalmente com nós mesmos (microcosmos). Liberte-se!

 

Vivências em Pintura

A vivência artística permite que você transponha as barreiras do ato de produzir tecnicamente uma pintura e acesse processos existenciais, despertando sua intuição e criatividade, janelas para o auto conhecimento e equilíbrio interior. 

 

O Poder da Arte

Descubra como a Arte tem o poder de modificar positivamente a sua Vida. O Curso abordará os bastidores da criação de obras de arte que mudaram a forma de como vemos e compreendemos o Mundo. Da Arte Moderna à Contemporânea, descobriremos o que um artista do passado pode revelar sobre nós mesmos. E como a melhor forma de compreender o processo de concepção artística é vivenciando, o curso propicia que o participante realize sua própria vivência artística, um inevitável e inadiável encontro consigo mesmo.

 

História e Estética da Arte 

Viva uma experiência artística conduzida pelo Professor e Artista Visual Nelson Falcão através de aulas expositivas diferenciais e visitas técnicas a galerias e museus. Neste curso você será capaz de compreender os movimentos da arte ao longo da história e sua influenciaram em nossas vidas. Também será capaz de ter uma compreensão mais profunda do propósito da Arte para a sociedade contemporânea e, especialmente, para você. Essa  trajetória da História da Arte é complementada pelo conteúdo de Estética e Filosofia da Arte, especificamente, em quatro expressões: Belo, Feio, Sublime e Grotesco. Esse conhecimento despertará uma nova percepção sensorial e intuitiva na sua relação, não só com as obras de arte, mas com o mundo.

Orientações Poéticas na Pintura

O curso propõe a orientação estética (categorias estéticas aplicadas as artes plásticas) e poética* para pessoas que já possuam experiência em alguma técnica (óleo, acrílica, aquarela, pastel, etc) de Pintura. A metodologia segue a seguinte estrutura:

  1. Diálogo com a obra: o aluno analisará um conjunto (3 a 5) de obras já produzidas por ele, sob a perspectiva estética, escolhida a partir de seu portfólio pelo orientador. Nesse primeiro momento, o aluno será conduzido a compreender e refletir sobre recorrências de temas, formas, cores e composição presentes nessa produção.
  2. Referências históricas: o orientador pontuará características plásticas e estéticas da obra do aluno já utilizadas por outros artistas na História da Arte e na contemporaneidade. Essa etapa permite que o aluno perceba similaridades e diferenças que podem motivar resultados estéticos semelhantes, além de criar um arcabouço teórico a partir da pesquisa (informal) de outros artistas em que encontrou identificação.
  3. A obra como espelho: para que o aluno compreenda seu processo de criação é necessário primeiro que ele se compreenda. Para que isso ocorra, o orientador conduzirá o aluno em um processo de interiorização e vivência da pintura. Essa etapa estimulará o lado direito do cérebro, despertando a intuição e o emocional do aluno, essenciais para sua maturidade criativa e poética.
  4. Pintando a poética: o aluno aplicará a pintura características que expressarão sua personalidade: valores, crenças, sonhos, ideologias, experiências (positiva e\ou negativas) de vida, vislumbres (imaginário), etc. Independente do tema da pintura, a forma como o aluno lida com a Vida, estará presente (expressa) em elementos formais com: ritmo da pincelada, consistência da tinta, uso do espaço, dimensão do suporte (papel ou tela), forma (abstrata ou figurativa), relação entre as cores, tipo de composição, entre outros.

*Poética, contextualizada às artes visuais, representa a capacidade do artista de expressar sua essência (ego, mente e alma), como persona, através de uma obra. A poética não depende de uma repetição de temas (enredo), uma temática específica, o que geralmente cria estereótipos que limitam o artista. Para encontrar, ou melhor, despertar a poética de um artista é especialmente necessário uma boa desenvoltura (ritmo no trabalho, sem relutância pelo medo do erro) técnica aliada ao autoconhecimento que permitirá que o artista perceba o que realmente ele busca, no mundo, na sociedade e nele próprio, através da Arte.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s